A partir da próxima segunda-feira, 22, e durante quatro dias, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é palco de uma conferência mundial que, pela primeira vez em Portugal, reúne 170 responsáveis de bibliotecas universitárias, oriundos dos cinco continentes. Na 27ª conferência da “International Association of Technical University Libraries" ( IATUL), especialistas internacionais de nomeada, dos campos da Ciência e da Tecnologia, levam a debate o tema da “Informação em Contexto”. Respondendo a três questões cruciais – como, quando e em que formato a informação será imprescindível para os utilizadores –, a conferência está subordinada ao tema genérico “Imbuir as bibliotecas na aprendizagem e na investigação”. Para além da importância do universo digital e virtual, nomeadamente o e-learning e o e-science, o programa prevê ainda o debate sobre a integração da informação nos fluxos de trabalho institucionais e individuais. O objectivo é o de dar a conhecer o papel das bibliotecas enquanto serviços e não apenas como meros espaços de arquivo de informação.
A gestão da informação no contexto do e-science é levada à discussão pela intervenção de Anne Trefethen. Directora do “e-science Core Programme” e directora executiva do “Interdisciplinary e-Research Centre”, da Universidade de Oxford, é considerada porta-voz de excelência das actividades mundiais na área do e-science.
O guru das bibliotecas digitais, Herbert Van de Sompel, é outro dos especialistas que marca presença em Portugal. Para além de várias distinções, do seu percurso profissional fazem parte incursões pela Cornell University e pela British Library. Actualmente, lidera uma equipa de investigação no “Los Alamos National Laboratory” – departamento da Universidade da Califórnia que trabalha em articulação com a Administração Nacional da Segurança Nuclear (NNSA). Herbert é conhecido por desenvolver soluções tão práticas quanto criativas, sendo o mentor de ferramentas que permitem melhorar, em bibliotecas e arquivos, o acesso à informação num contexto global.
Mas uma das intervenções mais esperadas chega do Egipto, através da comunicação de Sohair Wastawy, directora da emblemática Biblioteca de Alexandria e reputada especialista em gestão de bibliotecas em entidades académicas e de investigação. Registe-se ainda a presença de Jan Wilkinson, responsável, na British Library, pelo desenvolvimento de serviços e produtos que correspondam às necessidades de alunos, professores universitários e investigadores.
A FEUP, membro da IATUL desde 1998, foi eleita para o Board em 2003, assumindo como principal objectivo a ligação às comunidades latino-americana e espanhola. A 27ª conferência da IATUL surge integrada nessa missão, tendo a comissão científica decidido congregar aquela comunidade mediante uma forte presença de Portugal, Espanha e Brasil e uma participação activa da Argentina e do Chile. Importa destacar que é a primeira vez que esta conferência se realiza num país da Comunidade Ibero-Americana.
A conferência IATUL é um evento de periodicidade anual, sendo uma ocasião única de formação, partilha de ideias e de experiências e validação das estratégias, métodos e técnicas para a gestão e direcção das bibliotecas.
Fonte : Ciência Hoje – 17-05-2006 |
Fernando,
Obrigado pela tua visita, sempre bem-vindo.
Como sempre, tens aqui um trabalho magnífico.
Muito útil.
vou ser um leitor e divulgador.
Parabens
Um grande abraço